A Arte como Instrumento de Propaganda: Coreia do Norte
- João Pedro
- 14 de mar.
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Atualizado: há 1 dia
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A República Popular Democrática da Coreia, conhecida como Coreia do Norte, utiliza a arte como um instrumento fundamental de propaganda. De caráter estatal, a produção artística é direcionada à exaltação do regime, seguindo os princípios do Realismo Socialista, fortemente influenciado pelas tradições estéticas soviéticas e chinesas.
O que é o Realismo Socialista?
O Realismo Socialista foi a doutrina artística oficial da União Soviética, formulada para servir como ferramenta ideológica na construção do socialismo. Ele exigia que a arte retratasse a realidade de forma verdadeira e histórica, mas sempre enfatizando o progresso revolucionário e a criação do "novo homem" socialista. Seu objetivo era educar e transformar ideologicamente os trabalhadores, rejeitando a cultura burguesa e exaltando figuras heroicas ligadas ao socialismo. Inspirado no Realismo do século XIX, o movimento tinha forte influência do gosto pessoal de líderes como Stalin e Lênin, e promovia uma arte acessível, compreensível e alinhada com os ideais proletários.

A ideologia Juche
O Juche é a ideologia criada pelo primeiro líder da RPDC, Kim Il Sung, baseada no princípio de que o ser humano é mestre de seu próprio destino, possuindo independência, criatividade e consciência. A doutrina enfatiza tanto a autossuficiência nacional quanto a independência da classe trabalhadora, defendendo que a emancipação do povo só é possível quando este se torna dono do poder. Para isso, é essencial estabelecer um poder popular, com o partido político desempenhando um papel central como força revolucionária, promovendo a unidade e coesão entre trabalhadores e camponeses em torno do líder (culto à personalidade), garantindo a aplicação efetiva da independência sem interferência externa.
No aspecto econômico, o Juche defende que a autossuficiência é a base da soberania nacional. Sem uma economia autárquica e independente, não é possível assegurar a autonomia política e militar. Da mesma forma, a defesa nacional é vista como fundamental para a soberania, mas a força militar não reside apenas em tecnologia ou armamento, e sim no fervor ideológico e no espírito revolucionário do exército e das massas populares. Essa visão se manifesta na política Songun, que prioriza a linha militar, envolvendo toda a população na construção de um exército genuinamente popular.
Além disso, o Juche promove o nacionalismo proletário, argumentando que a revolução em um país contribui para a revolução internacional, unificando a luta nacional e global pelo socialismo.
Estúdio de arte Mansudae

O Mansudae Art Studio, fundado em 1959, é um dos maiores estúdios de arte do mundo, contando com aproximadamente 4.000 funcionários. Suas produções vão desde monumentos grandiosos até pequenas aquarelas e paisagens melancólicas, todas alinhadas à estética norte-coreana.
O estúdio é composto por cerca de 13 grupos criativos, abrangendo diversas formas de arte, como cerâmica, escultura, mosaico e pintura de belas-artes, além de contar com aproximadamente 10 fábricas e vários departamentos de suprimentos. Mansudae é a principal instituição responsável pela produção e disseminação da propaganda norte-coreana, consolidando-se como um pilar fundamental da expressão artística e ideológica do regime.
A arte norte-coreana produzida pelo estúdio Mansudae exerce um papel fundamental na formação ideológica da população, funcionando como um instrumento de propaganda estatal. Suas obras, ao seguirem os princípios do realismo socialista e da ideologia Juche, exaltam a figura dos líderes, glorificam a história do país e promovem valores como lealdade, patriotismo e coletivismo.
Estátuas que mostram diferentes soldados, fazendeiros e trabalhadores durante a luta antijaponesa:

Grande Monumento da Colina Mansu, em Pyongyang, Coreia do Norte. Foto: Bjørn Christian Tørrissen
Por meio de monumentos, pinturas, mosaicos e esculturas espalhados por toda a Coreia do Norte, o governo reforça constantemente a narrativa oficial do regime, apresentando os líderes como protetores e guias da nação. Essas representações visuais criam uma atmosfera de veneração, contribuindo para a construção de um culto à personalidade em torno de Kim Il Sung, Kim Jong Il e Kim Jong Un.


“O Ano de Derramamento de Lágrimas Amargas”, de artistas norte-coreanos não identificados, retrata o funeral de Kim Il-sung em 1994.

Além disso, a arte do Mansudae também educa a população ao retratar cenas de luta revolucionária, trabalho árduo e progresso socialista, reforçando a ideia de que o esforço coletivo e a obediência ao Estado são essenciais para a prosperidade da nação. Essa estética também se manifesta na mídia, na educação e até no design urbano, criando um ambiente visual que molda a percepção da realidade dos cidadãos e fortalece a unidade nacional sob a liderança do regime.
Dessa forma, a arte norte-coreana não apenas decora espaços públicos, mas atua diretamente na construção da identidade nacional e na manutenção do poder político, garantindo que a ideologia do Estado esteja sempre presente no cotidiano da população.
Mansudae Art Studio Abroad: O Mansudae Overseas Project Group é responsável por todos os projetos no exterior. Esta divisão foi criada na década de 1970 e desde então criou projetos em várias nações. Os países incluem; Argélia, Botsuana, Camboja, Chade, República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Alemanha, Malásia, Moçambique, Madagascar, Senegal, Síria, Togo e Zimbábue.
A Coreia do Norte, por meio do Estúdio Mansudae, utiliza a produção artística internacional como uma ferramenta estratégica que lhe proporciona benefícios diplomáticos, econômicos e propagandísticos. A construção de monumentos em outros países fortalece suas relações políticas e culturais, especialmente com governos que compartilham certa afinidade ideológica ou que buscam alternativas à influência ocidental. Além disso, a exportação de obras monumentais gera receita para o regime, o que se torna ainda mais relevante diante das sanções internacionais que limitam outras formas de comércio.
No campo da propaganda e do prestígio, o trabalho do Mansudae reforça a imagem da Coreia do Norte como uma potência artística e cultural, demonstrando sua capacidade de criar monumentos grandiosos e duradouros. Essas obras também servem para difundir os princípios do realismo socialista, promovendo uma estética que valoriza ideais revolucionários e nacionalistas. Paralelamente, ao colaborar artisticamente com outrs países, o regime norte-coreano expande seu soft power, estabelecendo alianças estratégicas e mantendo relações com governos que podem apoiá-lo politicamente em fóruns internacionais.
Dessa forma, os projetos do Estúdio Mansudae vão além da simples produção artística, funcionando como um instrumento de influência global, que integra arte, política e economia para fortalecer os interesses norte-coreanos no cenário internacional.
A seguir, estão alguns dos projetos realizados pelo Mansudae Overseas Project Group.
ALEMANHA
A Fonte dos Contos de Fadas, ligada ao Art Nouveau, foi concluída em 1910. As figuras originais foram derretidas durante a Segunda Guerra Mundial e não foram substituídas por um longo tempo. Usando fotografias da década de 1920, elas foram reconstruídas em 2005/06 pelo estúdio de arte Mansudae .

CAMBOJA
Museu Panorama de Angkor

ETIÓPIA
O Monumento Tiglachin, um memorial aos soldados etíopes e cubanos envolvidos na Guerra de Ogaden.

NAMÍBIA
Heroes' Acre, um memorial de guerra oficial da República da Namíbia.


A Casa do Estado da República da Namíbia, a residência oficial e local de trabalho do Presidente da Namíbia.

Museu Memorial da Independência (Namíbia)

SENEGAL
Monumento da Renascença Africana, representando os 50 anos de independência do Senegal.

Monumento da Renascença Africana, em Dakar, Senegal. Foto: Sbreitinger
Referências
BROWN, Kate. Meet the Man Who Made a Living Selling North Korean Art to the West—Until UN Sanctions Got in the Way. Artnet. Disponível em: <https://news.artnet.com/art-world/mansudae-art-studio-1291058>.
CASCONE, Sarah . Mansudae Cranking Out Soviet-Style Monuments - artnet News. Artnet . Disponível em: <https://news.artnet.com/art-world/the-north-korean-art-factory-cranking-out-soviet-style-monuments-73226>.
CENTRO DE ESTUDOS DA POLÍTICA SOGUN ; POTROKH, Petya . Os melhores sites para conhecer a arte da Coreia do Norte. Centro de Estudos da Política Songun - Brasil. Disponível em: <https://cepsongunbr.com/2020/05/06/os-melhores-sites-para-conhecer-a-arte-da-coreia-do-norte/>.
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DOMINGUES DE OLIVEIRA, Marília. O papel da ideologia Juche na construção e consolidação do regime norte-coreano e suas implicações políticas durante o governo de Kim Il Sung (1948-1994). [s.l.]: Universidade Estadual Paulista, 2017. Disponível em: <https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/upload/trabalhos/201743085056.pdf>.
KORYO TOURS. Mansudae Art Studio | North Korea Travel Guide - Koryo Tours. Koryo Group. Disponível em: <https://koryogroup.com/travel-guide/north-korea-guide-mansudae-art-studio>.
LOPES, Carlos. O realismo socialista na pintura (XI - final): miscelânea. Hora do Povo. Disponível em: <https://horadopovo.com.br/o-realismo-socialista-na-pintura-xi-final-miscelanea/>.
SCLIAR, Moacyr . Realismo socialista. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <https://www.academia.org.br/artigos/realismo-socialista>.
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